Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Mano encontra Cielo e pede para nadador ensinar o "caminho do ouro" em Londres

Técnico da seleção brasileira admite pressão nas Olimpíadas, mas vê "talentos individuais" do Brasil como decisivos nos Jogos

Francisco De Laurentiis - iG São Paulo | - Atualizada às

Getty Images
Mano e Cielo se encontraram pela primeira vez, e técnico foi logo pedindo conselhos ao campeão olímpico

O técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, vem há tempos sofrendo pressão para conquistar o tão sonhado ouro olímpico para o futebol nos Jogos de Londres 2012. Ainda com muitas dúvidas para resolver sobre a equipe que vai representar o país na Inglaterra, o treinador teve a ajuda de um "especialista" em medalhas de ouro nesta terça-feira. Patrocinados pela mesma marca de bebida isotônica, Mano e o nadador Cesar Cielo se encontraram em evento em São Paulo e conversaram sobre os Jogos que estão por vir. O próprio comandante da seleção até revelou que pediu conselhos ao vencedor dos 50m livre em Pequim 2008.

Quem tem mais chances de ouro em Londres: a seleção ou Cesar Cielo? Comente!

Francisco De Laurentiis
Cesar Cielo ensinou os "atalhos" do ouro a Mano

"Ele não me pediu a convocação de nenhum atleta específico, mas pedi para ele ensinar o caminho do ouro olímpico. Mas, como essas receitas não são tão fáceis, senão todo mundo saberia, temos ciência de que ainda precisamos contruir o nosso próprio caminho", disse o treinador, que recentemente disputou quatro jogos amistosos com a seleção brasileira olímpica e teve resultados mistos: vitórias tranquilas sobre Dinamarca e Estados Unidos, derrota jogando mal para o México e vitória atuando bem contra a Argentina. Cielo, por sua vez, disse não entender muito de futebol, mas deu lição a Mano e aos jogadores do Brasil.

MAIS SELEÇÃO: Chile desiste de amistoso em setembro, mas Marin mantém Morumbi

"(As Olimpíadas) São uma competição como qualquer outra. Dá até para fazer uma comparação com a natação. Tem muitos jogadores novos entrando na seleção, mas a piscina é a mesma, tem a mesma quantidade de água, mas tem mais barulho, mais festa. Muitos dos que estão indo para a seleção estão indo como novatos em Olimpíadas, mas já têm experiência de grandes campeonatos de futebol", disse. "Não é pra imaginar que é algo diferente do que a gente sabe fazer. Eu vou pra nadar 50m, que é o que eu sei fazer, eles têm que ir para fazer gols. Não entendo muito de futebol, tanto que, quando jogo videogame, o Mano nunca me contrata para ser auxiliar dele, mas acredito muito no futebol brasileiro em Londres", completou Cielo, que vem de desempenho irregular no Trofeo Settecolli, disputado em Roma na última semana.

MAIS CIELO: Cesar Cielo decepciona e fica fora da final dos 100 m em Roma

Francisco De Laurentiis
Mano prevê dificuldades na 1ª fase dos Jogos

Mano Menezes também admitiu a pressão para a conquista do ouro, principalmente após a irregularidade demonstrada nos últimos jogos, mas crê que os talentos individuais podem ser o diferencial do Brasil nos Jogos; "O futebol brasileiro, como uma as modalidade smais vencedoras de todos os tempos, sempre é colocado como favorito como vai para uma competição mundial. Às vezes (o favoritismo) se confirma, outras não. Temos uma boa seleção olímpica, muito boa, mas o fato de ganhar ou não ganhar a medalha de ouro, ganhar a Copa ou não ganhar, é circunstancial. Às vezes você faz uma eliminatória brilhante e chega mal na Copa, e o contrário também ocorre. O Brasil está entre os países que podem chegar, mesmo sem uma grande preparação, e fazer a diferença na hora decisiva, por seus talentos individuais", afirmou.

ESPÍRITO OLÍMPICO: Confira tudo sobre os Jogos de Londres no blog do iG Esporte

O treinador da seleção da seleção brasileira, inclusive, faz o alerta: antes de pensar no ouro olímpico, os jogadores devem estar focados na primeira fase da competição. "É ainda difícil estabelecer o nível dos adversários que nós enfrentaremos, porque ainda não dá para ter ideia dos jogadores acima de 23 que os outros países vão usar. A Inglaterra fez uma lista de cento e poucos atletas, e vão decidir em cima da hora quem levar. Dependendo de quem for, pode ser um diferencial muito grande. Mas tem que respeitar todo mundo, e fazer de tudo para classificar bem na primeira fase. É só ver a Euro 2012, com vários favoritos caindo ainda na primeira fase. Estamos respeitando nossos três primeiros adversários, e depois vamos pensar nos outros", comentou.

Leia tudo sobre: FutebolNataçãoBrasilCesar CieloMano MenezesLondres 2012

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG