Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

EUA anunciam delegação com 530 atletas e maioria feminina em Londres 2012

Pela primeira vez na história olímpica, a delegação americana será composta em sua maioria por atletas mulheres

iG São Paulo |

Getty Images
A nadadora americana Natalie Coughlin já conquistou 11 medalhas olímpicas (três delas de ouro) e é favorita na provas dos 100 m costa

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira sua tropa de elite para brigar pelas medlahas de ouro nas Olimpíadas de Lodres 2012. E a maior novidade nem chega a ser número total de atletas selecionados, que foi de 530 (menos do que o número enviado a Pequim, há quatro anos, quando foram 596). A principal surpresa foi que em Londres haverá mais mulheres do que homens competindo pelas medalhas.

Deixe seu recado e comente a notócia com outros torcedores

"Estou orgulhoso que pela primeira vez em sua história olímpica, os Estados Unidos serão representados por mais mulheres do que homens, mostrando que vem aumentando a oportunidade para milhares de atletas femininas em todo o país", afirmou Scott Blackmun, presidente do USOC (Comitê Olímpico dos EUA). Em Londres, a delegação americana terá 269 mulheres e 261 homens. Eles participarão de 25 modalidades esportivas (e 38 disciplinas), além de marcar presença em 246 dos 302 eventos que distribuirão medalhas em Londres.

Veja também: Rússia projeta 25 ouros nos Jogos Olímpicos de 2012

O exército americano em Londres tentará recuperar a hegemonia no quadro de medalhas perdida em Pequim. Na ocasião, embora tenham ficado com o maior número total de medalhas (110), perderam para a China o primeiro lugar em ouros: 36 contra 51 obtidos pelos chineses. Para isso, terão em ação uma equipe extramente experiente, com 228 atletas com participações olímpicas. Sete deles, inclusive, estarão partindo para sua quinta campanha olímpica, como Amy Acuff; do atletismo; Phillip Dutton e Karen O’Connor, do hipismo adestramento; Khatuna Lorig, do tiro com arco; Kim Rhode e Emil Milev, do tiro esportivo; e Danielle Scott-Arruda, no vôlei.

Getty Images
Phelps (à direita) deverá ampliar sua coleção de ouros em Londres

A delegação americana nos Jogops de 2012 também contará com dois bichos-papões de medalha, ambos na natação: Michael Phelps, o maior ganhando de medalhas de ouro em uma única edição de Jogos Olímpicos (8) e que tem 14 medalhas de ouro em toda sua história olímpica, e Nathalie Coughlin. Ela já faturou 11 medalhas olímpicas e está a apenas uma de se igualar a Jenny Thompson e Dara Torres como as mulheres que conquistaram mais medalhas para os EUA nas Olimpíadas.

Acompanhe o blog Espírito Olímpico

Outro detalhe interessante na delegação americana é que os 530 atletas reprsentam 44 estados do país, sendo que a Califórnia foi quem mais contribuiu para a formação do esquadrão americano: 128 atletas. Em seguida, aparecem Nova York e Pensilvânia, com 35 atletas, e o Texas, com 33 representantes.

Leia tudo sobre: EUAdelegaçãoLondres 2012NataçãoAtletismoHipismoTiro esportivovôlei

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG