Duplas brasileiras conhecem rivais no vôlei de praia dos Jogos de Londres

Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa representarão o país na Inglaterra

iG São Paulo | - Atualizada às

Os adversários que estarão no caminho das duplas brasileiras de vôlei de praia nas Olimpíadas de Londres foram conhecidos nesta quinta-feira. No sorteio das chaves, na cidade de Klagenfurt (Áustria), Alison/Emanuel, Ricardo/Pedro Cunha, Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa estiveram presentes. A cidade austríaca também recebe o sétimo Grand Slam do Circuito Mundial.

Os brasileiros trarão o ouro no vôlei de praia? Deixe seu comentário!

24 duplas no masculino e mais 24 no feminino vão disputar os Jogos Olímpicos, formando seis chaves de quatro parcerias cada. Na primeira fase, as duplas de um mesmo grupo se enfrentam e os dois primeiros colocados de cada chave mais os dois melhores terceiros entre todos os grupos avançam diretamente para as oitavas de final. Os quatro terceiros colocados restantes disputam as últimas duas vagas na segunda fase.

AE
Juliana e Larissa chegam como favoritas a Londres

Alison e Emanuel, líderes do ranking olímpico da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), são cabeças de chave do Grupo A. A chave conta com o brasileiro naturalizado suíço Bella e Heuscher, Lupo/Nicolai, da Itália, e Doppler/Horst, da Áustria.

"Caímos numa chave bastante equilibrada", analisou Alison. "Doppler e Horst conseguiram a classificação no fim do ciclo, é um time que não enfrentamos esse ano, mas que merece respeito, como Heuscher e Bellaguarda. Não jogamos contra eles nesta temporada, mas é uma dupla experiente, que conta com um brasileiro naturalizado, uma parceria de muita força. Jogamos contra os italianos algumas vezes esse ano, é um time com o qual precisamos ter cuidado, são jogadores de qualidade e que jogam bem soltos", completou o parceiro de Emanuel.

BLOG ESPÍRITO OLÍMPICO: Leia mais sobre os Jogos de Londres

Ricardo e Pedro Cunha, que ocupam a sexta colocação no ranking olímpico, foram para a chave F, formada também pelos britânicos Grotowski/Garcia-Thompson, os noruegueses Skarlund/Spinnangr, e os canadenses Binstock/Reader: "A Noruega é um dos poucos times que não enfrentamos este ano, mas é uma equipe de bom nível, que costuma fazer jogos duros contra as parcerias brasileiras", disse Pedro Cunha. "O Canadá não teve bons resultados no Circuito Mundial, mas vem crescendo, fizemos uma partida bastante equilibrada contra eles em Praga e eles podem surpreender. Já a dupla da Inglaterra jogou pouco na temporada, mas tem a vantagem de estar em casa, de jogar com a torcida, e isso sempre faz um time crescer", ressaltou.

Getty Imagens
Alisson e Emanuel: uma das forças do masculino

Entre as mulheres, Juliana e Larissa são cabeças de chave no Grupo A. A dupla bicampeã pan-americana disputa a liderança com Holtwick/Semmler, da Alemanha, com as tchecas Klapalova/Hajeckova, e Rigobert/Li Yuk, das Ilhas Maurício. No Grupo E, Talita e Maria Elisa são as cabeças de chave, enfrentando Goller/Ludwig, da Alemanha, Palmer/Bawden, da Austrália, e Meppelink/van Gestel, da Holanda.

"Somos as favoritas para ficar com o primeiro lugar do grupo se levarmos em conta a colocação no ranking mundial, mas isso não quer dizer muita coisa", frisa Maria Elisa. "O que vai realmente definir a nossa classificação é a maneira como entrarmos para cada partida. Nossa chave tem três times bons, especialmente a Alemanha, e teremos que ter a concentração elevada em todos os jogos. Vamos pensar em um jogo de cada vez e dar sempre o nosso melhor", finalizou.  Confira todos os grupos do vôlei de praia nas Olimpíadas de Londres :

MASCULINO

GRUPO A
Alison/Emanuel (Brasil)
Bella/Heuscher (Suíça)
Lupo/Nicolai (Itália)
Doppler/Horst (Áustria)

GRUPO B
Rogers/Dalhausser (Estados Unidos)
Herrera/Gavira (Espanha)
Benes/Kubala (República Tcheca)
Asahi/Shiratori (Japão)

GRUPO C
Brink/Reckermann (Alemanha)
Wu/Xu (China)
Heyer/Chevallier (Suíça)
Semenov/Prokopiev (Rússia)

GRUPO D
Gibb/Rosenthal (Estados Unidos)
Fijalek/Prudel (Polônia)
Samoilovs/Sorokins (Letônia)
Chiva/Goldschmidt (África do Sul)

GRUPO E
Schuil/Nummerdor (Holanda)
Erdmann/Matysik (Alemanha)
Plavins/Smedins (Letônia)
Hernandez/Fañe (Venezuela)

GRUPO F
Grotowski/Garcia-Thompson (Grã-Bretanha)
Ricardo/Pedro Cunha (Brasil)
Skarlund/Spinnangr (Noruega)
Binstock/Reader (Canadá)

FEMININO

GRUPO A
Juliana/Larissa (Brasil)
Holtwick/Semmler (Alemanha)
Klapalova/Hajeckova (República Tcheca)
Rigobert/Li Yuk (Ilhas Maurício)

GRUPO B
Chen Xue/Zhang Xi (China)
Kuhn/Zumkehr (Suíça)
Arvaniti/Tsiartsiani (Grécia)
Vasina/Vozakova (Rússia)

GRUPO C
Walsh/May (Estados Unidos)
Slukova/Kolocova (República Tcheca)
Doris Schwaiger/Stephanie Schwaiger (Áustria)
Cook/Hinchley (Austrália)

GRUPO D
Kessy/Ross (Estados Unidos)
Keizer/Van Iersel (Holanda)
Liliana/Baquerizo (Espanha)
Zonta/Gallay (Argentina)

GRUPO E
Talita/Maria Elisa (Brasil)
Goller/Ludwig (Alemanha)
Palmer/Bawden (Austrália)
Meppelink/Van Gestel (Holanda)

GRUPO F
Mullin/Dampney (Grã-Bretanha)
Cicolari/Menegatti (Itália)
Ukolova/Khomyakova (Rússia)
Lessard/Martin (Canadá)

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG