Espanha estreia com revés no futebol e pode entrar no caminho do Brasil

Atual campeã mundial perde para o Japão e fica na lanterna de grupo que definirá adversários dos times que avançarem na chave da seleção brasileira

iG São Paulo | - Atualizada às

Logo no primeiro dia, o futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 já teve a primeira grande surpresa. Atual campeã do mundo e dona de dois títulos consecutivos na Eurocopa, a badalada Espanha estreou com um revés por 1 a 0 para o Japão. Com isso, pode entrar no caminho do Brasil logo nas quartas de final.

AP
Com gol de Otsu, Japão venceu a Espanha no primeiro jogo das duas seleções no futebol masculino

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Com o revés, o Japão chegou a três pontos e iniciou o Grupo D na liderança. Honduras e Marrocos, que empataram mais cedo, têm um ponto. A Espanha, sem pontos, ficou na lanterna da chave.

Leia mais: Jogos ainda nem começaram, mas casos de doping já começaram a brotar

O Brasil está no Grupo C dos Jogos Olímpicos, e vai cruzar com o Grupo D se avançar. Caso consiga a liderança da fase inicial, a equipe comandada por Mano Menezes terá pela frente o segundo colocado da chave de Espanha, Honduras, Japão e Marrocos.

Veja também: Giba afasta risco de corte e garante presença na seleção brasileira de vôlei

O curioso é que Brasil e Espanha, nas casas de apostas e no grau de atenção destinada aos times, eram os mais badalados do futebol masculino antes do início do torneio. Os donos da casa começaram o jogo contra o Japão justificando isso, dominando a posse de bola e criando oportunidades.

E ainda: Marrocos e Honduras empatam no primeiro jogo do futebol masculino em Londres

No entanto, o Japão não precisou de muito tempo para equilibrar o duelo. Postado em duas linhas de quatro jogadores, o time asiático apostou em uma marcação na intermediária defensiva e nos contragolpes em velocidade.

Leia: Adrian Gomes sofre lesão nas costas e é cortada dos Jogos

E o perigo que o Japão já havia mostrado com a bola rolando virou vantagem quando a bola parou. Aos 33min do primeiro tempo, Otsu aproveitou escanteio cobrado da direita, apareceu com muita liberdade na área da Espanha e completou de pé direito para abrir o placar.

O gol desestabilizou a Espanha, que quase tomou o segundo aos 37min, quando Montoya recuou mal para o goleiro De Gea. Kiyotake interceptou, driblou o arqueiro espanhol e chutou desequilibrado para mandar a bola para fora.

Aos 41min, a Espanha deu mais uma demonstração do quanto estava desestabilizada. Inigo Martinez perdeu a bola na saída de jogo, derrubou Nagai e foi expulso.

Com um homem a menos e em desvantagem, a Espanha se lançou ao ataque. Isso deu ainda mais espaço para os contragolpes japoneses, e os asiáticos só não consolidaram o placar porque perderam muitos gols no segundo tempo.

Acompanhe muito mais sobre os Jogos no blog Espírito Olímpico

Vale lembrar que a Espanha também começou com um revés a trajetória na Copa do Mundo de 2010. No torneio disputado na África do Sul, a equipe europeia debutou com um revés por 1 a 0 diante da Suíça. Depois, chegou à liderança do grupo e abriu caminho para o título.

Leia tudo sobre: EspanhaJapãoFutebolLondres 2012HondurasMarrocos

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG