30ª edição das Olimpíadas começa com cerimônia de abertura envolta em mistério

Evento na tarde desta sexta-feira contará com Paul McCartney e vai celebrar a cultura britânica, mas muitos detalhes foram "escondidos" pelos organizadores

iG São Paulo |

Chegou o dia. Embora partidas do futebol masculino e feminio já tenham acontecido desde quarta-feira, os Jogos Olímpicos de Londres começarão oficialmente na tarde desta sexta-feira, com a cerimônia de abertura na capital inglesa a partir das 17h (horário de Brasília). O evento, que promete exaltar a tradição olímpica e a cultura britânica, teve poucos detalhes revelados com antecedência.

A pedido do COI, YouTube tira do ar vídeos do ensaio da cerimônia de abertura

Responsável pela produção da cerimônia, o cineasta Danny Boyle (de filmes como Trainspotting, Quem quer ser um milionário? e 127 horas) fez questão de manter o máximo possível de mistério. Entre as apresentações artísticas, está confirmada apenas a principal: o ex-beatle Paul McCartney, que deve encerrar a cerimônia, possivelmente cantando Hey Jude. O restante do line-up ficou em sigilo, mas algumas bandas e cantores britânicos estão fortemente cotados, como Artic Monkeys, Muse e Adele.

Confira abaixo a galeria com 100 imagens marcantes na história das Olimpíadas:


Sobre o resto do evento, está confirmado apenas o tradicional protocolo olímpico, com a entrada da rainha Elizabeth II como chefe de estado do país sede, seguida pelo desfiles dos atletas, discurso do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), hasteamento da bandeira e execução do hino olímpicos e juramento dos atletas. Por fim, o acendimento da chama olímpica, oficializando o início dos Jogos.

Apesar dos poucos detalhes, os organizadores revelaram alguns números curiosos da cerimônia. Confira:

- a previsão é de que 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo assistam a cerimônia pela TV;
-  um sino de 23 toneladas, o maior do mundo, dará início à festa;
- a estrutura contará com um sistema
- um sistema de som com um milhão de watts de potência;
- um elenco total de 15 mil pessoas, sendo 10 mil voluntários;

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG