Equipe dos Estados Unidos volta a vencer na ginástica depois de 16 anos

Campeão olímpico em Atlanta 1996, país fatura título, deixando Rússia e Romênia com a prata e o bronze

iG São Paulo | - Atualizada às

AP
Norte-americana McKayla Maroney comemora nota altíssima no salto

Os Estados Unidos voltaram a conquistar a medalha de ouro por equipes na ginástica artística feminina, depois de 16 anos. Campeão em Atlanta 1996, o país terminou a competição, nesta terça-feira, com 183.596 pontos. A prata ficou com a Rússia, com 178.530, seguida pela Romênia, com 176.414. Campeã olímpica em casa, em 2008, a China ficou em quarto lugar, ao somar 174.430.

Leia também: Prata da Grã-Bretanha põe família real no pódio pela primeira vez

As ginastas dos EUA foram muito consistentes e o destaque da equipe foi McKayla Maroney, que só competiu no salto, mas conquistou a nota mais alta da final: 16.233, importantíssima para dar o título ao país. As outras ginastas da equipe são Jordyn Wieber, Gabrielle Douglas, Alexandra Raysman e Kyla Ross. Os Estados Unidos vinham de duas pratas, em Pequim 2008 e Atenas 2004. Quatro anos antes, em Sydney, o país ficou com o bronze.

Confira o quadro de medalhas das Olimpíadas

O resultado final foi Estados Unidos, Rússia, Romênia, China, Canadá, Grã-Bretanha, Itália e Japão. Doze países disputaram as Olimpíadas, mas só oito times entram na final. O Brasil, de Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Bruna Leal, Harumy de Freitas e Ethiene Franco, ficou na última colocação. Em Pequim, o país foi oitavo colocado.

A ginástica artística feminina tem mais cinco finais pela frente. Na quinta-feira, está programada a final do individual geral, quando as finalistas se apresentam nos quatro aparelhos (solo, salto, barras assimétricas e trave). A russa Victoria Komova terminou a qualificatória na frente, com as norte-americanas Gabrielle Douglas e Alexandra Raisman na sequência.

Sérgio Sasaki na final

As finais da ginástica artística continuam nesta quarta-feira, e o Brasil terá um representante na decisão do individual geral masculino, Sérgio Sasaki. Nesta prova o ginasta tem de se apresentar nos seis aparelhos (salto, solo, argolas, barra fixa, barras assimétricas e cavalo com alças). Na qualificação, Sasaki, que faz sua estreia em Olimpíadas, terminou na 11ª posição.

Veja fotos da final por equipes da ginástica artística feminina:


Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG