Cielo 'estreia' nas Olimpíadas, perde fôlego e fica em sexto nos 100 m livre

Brasileiro havia dito que tinha se poupado nas eliminatórias e até começou bem nesta quarta-feira, mas não conseguiu manter o ritmo e acabou em antepenúltimo na prova final

Marcelo Laguna - enviado iG a Londres | - Atualizada às

Dono de duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (ouro nos 50 m livre e bronze nos 100 m livre), o brasileiro Cesar Cielo finalmente “estreou” em Londres 2012. Depois de ter falado que havia segurado o ritmo nas eliminatórias, ele disputou nesta quarta-feira a final dos 100 m livre. E depois de liderar a primeira metade da prova, fracassou na estratégia e ficou em sexto.

O que você achou do comentário de Cielo? Comente!

AP
Nathan Adrian comemora sua vitória nos 100 m nado livre

Cielo nadou a prova em 47s92. O ouro foi para o norte-americano Nathan Adrian (47s52), e James Magnussen, da Austrália, ficou com a prata (47s53). O brasileiro também perdeu para o canadense Brent Hayden (47s80), para o francês Yannick Agnel (47s84) e para o holandês Sebastiaan Verschuren (47s88).

Leia mais: Cielo estreia e se classifica apenas com décimo tempo nos 100 m livre

No entanto, a história parecia se encaminhar para um rumo bem diferente. Na primeira parcial, Cielo fechou a prova na liderança. O brasileiro chegou a sustentar a posição em parte do trecho final, mas cansou no fim e perdeu cinco colocações.

Veja também: Cielo perde para Magnussen, mas avança à decisão dos 100 m livre

"Foi uma prova muito disputada. O pessoal nadou muito bem. Eu esperava uma colocação melhor, mas agora é levantar a cabeça e focar nos 50 m livre", disse Cielo em entrevista à  TV Record .

E ainda: Cielo repete discurso de eliminatória e diz ter 'dado uma seguradinha'

Reuters
Cesar Cielo lamenta depois de chegar apenas em sexto na prova dos 100 m livre


A primeira chance que Cielo teve de nadar em Londres foi a seletiva do revezamento 4 x 100 m. Contudo, o brasileiro não foi à piscina porque quis se poupar e a equipe nacional não conseguiu classificação.

Confira mais sobre a natação no blog do Rogério Romero

Na última terça-feira, Cielo nadou pela primeira vez nas Olimpíadas de Londres. Ele fez apenas o décimo tempo na seletiva inicial, mas disse ter segurado o ritmo para evitar cansaço.

E muito mais sobre os Jogos Olímpicos no blog Espírito Olímpico

Nas semifinais, Cielo foi o quinto. Assim como havia feito na prova anterior, o brasileiro disse ter se poupado. “Quando vi que estava na linha do Magnussen, dei uma seguradinha”, relatou o brasileiro depois da semifinal. O australiano, ao contrário, fez o melhor tempo da parcial.

Magnussen liderou as semifinais com 47s63. O tempo foi muito próximo dos 47s67 que deram o bronze a Cielo em Pequim 2008 – na época, ainda era permitido o uso dos trajes tecnológicos na natação.

Chinesa bate recorde olímpico nos 200 m borboleta

Nos 200 m borboleta, o domínio foi da chinesa Liuyang Jiao. Ela terminou o percurso em 2min04s06, tempo que rendeu a medalha de ouro e o recorde olímpico.

O pódio também teve Mireia Belmonte Garcia, da Espanha (2min05s25), e Natsumi Hoshi, do Japão (2min05s48).

Leia tudo sobre: Cesar CieloJames MagnussenBrasilAustráliaNataçãoLondres 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG