Norte-americana vence no salto com vara e impede tricampeonato de Isinbayeva

Líder do ranking mundial na temporada 2012, Jennifer Suhr conquista medalha de ouro na prova, seguida de cubana Iarisley Silva; musa russa fica com o bronze

iG São Paulo | - Atualizada às

Matt Dunham/AP
Russa Elena Isnbayeva ficou com a medalha de bronze no salto com vara

Faz quatro edições de Olimpíadas que o salto com vara feminino está no programa de atletismo, e nas últimas duas só deu a russa Elena Isinbayeva. Porém, nesta segunda-feira, a musa foi derrotada no estádio Olímpico de Londres pela norte-americana Jennifer Suhr. A prata ficou com a cubana Iarisley Silva. A bicampeã olímpica e recordista mundial da prova teve de se contentar com o bronze.

Leia também: Evelyn dos Santos avança às semifinais dos 200 m

Campeã em Atenas 2004 e em Pequim 2008, a musa do atletismo mundial, de 30 anos, parou nos 4,70 m. Jennifer saltou 4,75 m e Iarisley também, mas a norte-americana levou o ouro por ter feito menos tentativas ao longo da final.

E mais: Geisa Arcanjo termina em oitavo no arremesso do peso

A decisão do salto com vara foi disputada em condições ruins de vento, impedindo uma marca maior. O recorde olímpico, de Isinbayeva, é 5,05 m. O mundial, também da russa, 5,06 m. 

Isinbayeva entrou na disputa quando a altura estava em 4,55 m. Errou a primeira tentativa e passou o sarrafo na segunda. Na sequência, acertou de primeira os 4,60 m e os 4,70 m. Nos 4,75 m errou as duas primeiras tentativas. Embora tinha mais uma chance, decidiu ir direto aos 4,80 m. Falhou de novo. Jennifer, medalha de prata em Pequim, e Iarisley, campeã pan-americana, superaram os 4,75 m e tentaram passar os 4,80 m sem sucesso.

Doze atletas disputaram a final. Candidata à medalha, a brasileira Fabiana Murer, atual campeã mundial, ficou fora da decisão por não ter se classificado na qualificatória.

Veja fotos das provas desta segunda-feira do atletismo:

Usain Bolt recebe medalha de ouro ao lado do medalha de prata, Yohan Blake, e do bronze, Justin Gatlin. Foto: Michael Steele/Getty ImagesRussa Elena Isinbayeva falha em sua tentativa de ultrapassar os 4,80 m. Foto: Matt Dunham/APDominicano Felix Sanchez conquista seu segundo título olímpico dos 400 m com barreiras. Foto: Streeter Lecka/Getty ImagesBrasileira Geisa Arcanjo no arremesso do peso. Foto: Matt Dunham/APNorte-americano Lance Brooks na prova do lançamento do disco. Foto: Pawel Kopczynsk/APCheca Jirina Ptacnikova falha em tentativa no salto com vara. Foto: Morry Gash/APDetalhe da largada dos 100 m com barreiras. Foto: Daniel Ochoa De Olza/APNadzeya Ostapchuck, da Belarus, conquistou o ouro no arremesso do peso. Foto: Alexander Hassenstein/Getty ImagesBritânica Holly Bleasdale na final do salto com vara. Foto: Hannah Johnson/Getty ImagesJamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce durante eliminatória dos 200 m rasos. Foto: Stu Foster/Getty ImagesBrasileira Evelyn dos Santos (centro) avançou às semifinais dos 200 m rasos. Foto: Hannah Johnson/Getty Images
Leia tudo sobre: AtletismoSalto com varaRússiaElena Isinbayeva

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG