EUA atropelam França e faturam quinto ouro consecutivo no basquete feminino‏

Americanas tiveram mais dificuldades no primeiro tempo, mas deslancharam no segundo para vencer com larga vantagem no placar

iG São Paulo | - Atualizada às

AP
Candace Parker sobe para arremesso na vitória dos EUA sobre a França

A seleção dos EUA conquistou a quinta medalha de ouro consecutiva do basquete feminino das Olimpíadas em grande estilo. Na decisão deste sábado contra a França, as norte-americanas tiveram alguma dificuldade no primeiro tempo, tanto que levaram para o intervalo apenas oito pontos de vantagem. No entanto, impuseram ritmo avassalador nos dois últimos quartos, dispararam no placar e confirmaram a vitória por 86 a 50.

O time masculino também vai faturar o ouro em Londres? Opine!

O destaque do jogo foi a ala Candace Parker, que não só foi a cestinha do jogo com 21 pontos como registrou um “double-double” ao apanhar 11 rebotes. Quem também alcançou o duplo dígito de pontuação no time norte-americano foi a armador Sue Bird, que marcou 11 pontos e ainda deu três assistências. Pela seleção francesa, a pivô Sandrine Gruda e a armadora Edwige Lawson-Wade fizeram 12 pontos cada uma.

Siga o quadro de medalhas dos Jogos de Londres

O resultado coroa a hegemonia dos EUA no basquete feminino. A última derrota da equipe nas Olimpíadas foi na semifinal dos Jogos de 1992, quando perderam da Comunidade dos Estados Independentes. A partir de então, são 41 vitórias consecutivas, série que culminou na conquista do bronze em Barcelona e no ouro das cinco edições seguintes dos Jogos Olímpicos.

Leia mais: Austrália bate a Rússia e conquista o bronze no basquete feminino

Além disso, as americanas não perdem em jogos oficiais há seis anos. A última derrota dos EUA foi no mundial de 2006, nas semifinais contra as russas.

Já as francesas também têm motivo para comemorar. Em sua segunda participação em Jogos Olímpicos - ficaram em quinto lugar em Sidney (2000) - faturaram a prata inédita no basquete feminino.

Leia tudo sobre: basqueteeuafrançalondres 2012

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG